A segurança cibernética é uma grande preocupação no Canadá, à medida que o impacto do cibercrime cresce
A segurança cibernética é uma grande preocupação no Canadá, à medida que o impacto do cibercrime cresce
90% dos canadenses entrevistados concordaram que o cibercrime era um "desafio importante para a segurança interna do Canadá"
De acordo com uma nova pesquisa que está sendo publicada hoje, a maioria dos canadenses agora vê o cibercrime como uma ameaça ao seu país, enquanto muitos também acreditam que suas chances de serem vítimas do cibercrime estão aumentando. Estas são algumas das principais descobertas do ESET Cybercrime Barometer 2018, uma pesquisa que entrevistou 3.500 adultos na América do Norte (1.000 no Canadá e 2.500 nos EUA).
Falando como um experiente pesquisador de questões de segurança cibernética , fiquei chocado quando vi que nove entre 10 canadenses pesquisados concordaram que o cibercrime era um "desafio importante para a segurança interna do Canadá".
Francamente, fiquei chocado ao ver que os entrevistados pensaram que o cibercrime era um desafio mais importante do que o terrorismo, o tráfico de pessoas ou a lavagem de dinheiro. Quase igualmente preocupante foi a constatação de que menos da metade dos canadenses acha que as autoridades, inclusive as autoridades, estão fazendo o suficiente para combater o cibercrime.
Que tipo de barômetro é esse?
O ESET Cybercrime Barometer foi elaborado para avaliar as atitudes do público em relação à ciber-segurança e à segurança cibernética. O que o diferencia de outras pesquisas - como aquelas elaboradas por empresas que vendem produtos e serviços de segurança - é que esse “barômetro” usa um conjunto de perguntas que é consistente com pesquisas semelhantes conduzidas na UE para a Comissão Européia. A intenção é produzir dados que possam ser usados com confiança por formuladores de políticas e tomadores de decisão, pois os resultados resistirão a desafios baseados em acusações de viés de design de pesquisa.
Você pode baixar o relatório de 2018 para o Canadá aqui: ESET Cybersecurity Barometer Canada (o relatório dos EUA será publicado em algumas semanas).
Para mim, a descoberta mais notável foi a profunda preocupação com as ameaças representadas pelo cibercrime. Este deve ser um alerta para funcionários públicos, executivos e investidores de qualquer empresa que conte com a participação do consumidor em atividades online.
Achados adicionais de interesse documentam algumas das maneiras pelas quais os canadenses estão reagindo ao crime cibernético, incluindo uma porcentagem pequena, mas preocupante, que está usando a Internet menos nos dias de hoje devido a preocupações com privacidade e segurança. Existem algumas variações regionais interessantes nessas respostas ao cibercrime.
O relatório também documenta até que ponto a preocupação com certos crimes cibernéticos é desproporcional em relação à taxa em que tais crimes são vivenciados. Por exemplo, parece que os canadenses se preocupam muito com a possibilidade de se tornarem vítimas de roubo de identidade, mas relativamente poucos relatam realmente ter sofrido esse crime. Uma possível explicação para isso é fornecida no relatório.
Como os leitores regulares do WeLiveSecurity.com saberão, eu já expus os argumentos para avaliar a opinião pública em relação ao cibercrime e à segurança cibernética. Você pode lê-los aqui: Por que perguntar ao público sobre cibercrime e segurança cibernética?
Na minha opinião, os resultados da pesquisa são os mais fortes indícios de que, a menos que a segurança cibernética e a dissuasão do cibercrime sejam tratadas como prioridades pelas agências governamentais e corporações, a taxa na qual os sistemas e dados são abusados continuará aumentando, minando ainda mais a confiança do público na tecnologia . Como eu disse no relatório, manter e aumentar essa confiança é vital para o bem-estar econômico do Canadá, agora e no futuro.
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